PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome do cursista Fernanda de Fátima da C.Silva
Nome da Escola:Escola Estadual Beira Rio Local (Porto Nacional /Tocantins)
Série:4°Ano Número de alunos: 25
Professores envolvidos: Todos os Docentes do 1° ao 5° Ano
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Dificuldade quanto ao desenvolvimento das habilidades de interpretação de textos
3. Justificativa
Foi observado que a falta de leitores competentes, isto é que consegue ler e interpretar textos, estes pequenos ou até mais complexos é quase inexistente, o que sem dúvida acaba prejudicando a todas as disciplinas na escola. Haja vista que, para que se desenvolva uma boa interpretação do assunto a ser estudado se faz necessário a leitura e a interpretação das atividades propostas , estas desenvolvidas tanto dentro ou fora da sala de aula.
4. Objetivo (s)
Desenvolver as habilidades em leitura e interpretação de textos;
Desenvolver nos alunos o prazer pela leitura;
Identificar os diversos tipos de textos e apreciá-los;
Formar leitores competentes
5. Conteúdos
Lingua Portuguesa(Gêneros textuais): Conto de Fadas, fábulas, lendas,narrativas, histórias engraçadas, biografias, adivinhas, piadas
6. Disciplinas envolvidas
Português, Matemática, Ciências, História, Geografia.
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
O Professor escolherá um gênero literário por semana, assim trabalharemos todos os gêneros propostos no decorrer de 9 semanas através de rodas de leituras utilizando livros, uso do laboratório de informática para pesquisarmos obras literárias e também utilizaremos o acervo da biblioteca da escola por um período de 1 hora por dia.
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Livros Didáticos e Paradidáticos, uso do computador com internet para acessarmos páginas afins, Uso da biblioteca.
9. Registro do processo
O registro será feito com o auxilio da máquina fotográfica durante as rodas de leituras e em seguida a exposição das fotos no Blog dos Professores.
10. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será contínua, considerando o desenvolvimento dos alunos quanto a interpretaçaõ dos textos através de fichas de avaliação sobre cada livro. Com isso espera-se que se desenvolva as habilidades de modo linear.
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
A divulgação será feita através do site dos Professores
12. Referências Bibliográficas
Os livros serão retirados do site Domínio público
http://www.dominiopublico.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário