Planejamento e Implementação da Ação Atividade III – Módulo 3A
ESCOLA ESTADUAL BEIRA RIO
ENSINO FUNDAMENTAL
Componentes Curriculares: Disciplina de Ciências(Estados físicos)
Tema: Os componentes e seu estado físico.
Série :4ªAno
Número de Alunos:20
1 – Introdução
O tema “Os estados físicos da água” tem a priore a necessidade em despertar aos alunos conhecimentos novos e também conhecimentos prévios e proporcionar a todos a discussão sobre o tema, a pesquisa em grupo e finalmente chegarmos a um acordo em comum sobre o tema abordado.
2 – Objetivos
Compreender o estado físico dos componentes existentes no ambiente, no planeta Terra.
3 – Pré requisitos
Conhecer os três estados físicos: sólido, líquido e gasoso
4 - Tempo previsto para a atividade:02 aulas
5 - Na sala de aula:02 aulas
6- Questões para discussão
Levarei uma imagem sobre o tema para iniciar a discussão. Depois, questionaremos e iremos propor uma reflexão coletiva: Que componentes vocês identificam nessa imagem?
7 - Na sala com os laptops
Preparação: Iremos utilizar o labim para termos melhor rendimento quanto a explicação não sendo necessário o translado dos computadores para a sala de aula
Material necessário: Utilização do labim seguido de pesquisa na internet de imagens sobre os componentes da água e seus estados físicos;visualização de um vídeo no youtube escolhido pela professora.
Requerimentos técnicos: (Não é necessário)
8- Durante a atividade
Serão feitas perguntas sobre a imagem.Como:
1-Observe a imagem novamente e responda:
a) Em quais estados físicos esses componentes se apresentam na imagem?
b) Dos componentes existentes nesse ambiente, qual nós não conseguimos enxergar? Em que estado físico ele se encontra?
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9 - Depois da atividade
Questões para discussão: As questões serão feitas na segunda aula, depois da experiência feita. Logo teremos milhares de opiniões e resposta para tais questionamentos.
10 - Dicas e Atividades complementares(Buscar outros conteúdos (digitais) ou ferramentas para aprofundar algum aspecto pedagógico que se julgue importante para a aprendizagem dos alunos.)
Pedir aos alunos que eles busqum novas imagens na internet sobre os diversos estados físicos da água ou até mesmo novas experiências para
11 - Avaliação (Avaliar os alunos considerando os objetivos propostos para a atividade.)
Com a ajuda de seus pais, os alunos realizarão uma experiência sobre os estados físicos da água. Conforme o exemplo abaixo.
Experiência – Estados Físicos e Densidade
Material:
•1 garrafa plástica pequena e transparente
•água.
Coloque a água na garrafa, até a metade. Tampe-a e com uma caneta marque o nível da água. Atenção, escolha uma caneta cuja tinta não saia facilmente com a água. Use uma garrafa fina, porque a observação fica mais fácil. Coloque a garrafa em pé no congelador e espere até a água virar gelo. Depois retire a garrafa e observe o nível da água.
DEPOIS DA EXPERIÊNCIA IREI EXPLICAR ..O que está acontecendo
Como o gelo ocupa maior volume que a água líquida, o nível da água subiu. É por isso também que o gelo sempre flutua na superfície de lagos e lagoas.No dia seguinte, organize uma roda de conversa para que todos possam expor quais foram as conclusões a que chegaram com a experiência.
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